Mosca da Carambola

Existem muitos insetos que atacam frutos e se tornam "bicho-da-fruta", e ninguém gosta de comer uma fruta com algum bicho em seu interior.

Há poucos anos, entrou no Brasil, pela Guiana Francesa, a Mosca da Carambola, que é muito perigosa, muito pequena e se reproduz rapidamente. Hoje, um programa federal voltado especificamente para o combate da mosca da carambola, devido ao seu alto potencial destrutivo com relação à produção de árvores frutíferas, vêm sendo executado, visando garantir o controle e a erradicação da mosca do território brasileiro.

Trazemos a você aqui, formas de identificar a mosca e maneiras de auxiliar em seu combate, favorecendo o controle da praga e fortalecendo a agricultura, gerando consequentemente, o avanço econômico.

Bactrocera carambolae

Visão geral, identificação e combate

Como identificá-la

A mosca da carambola é muito pequena e para identificá-la é necessário ser treinado. Ela se reproduz muito rapidamente e coloca muitos ovos em cada fruto.

A mosca tem 8mm de comprimento e a parte superior de seu tórax em cor escura tem listras pretas, que formam um T.

Curiosidades

Uma mosca da carambola, após fertilizada, coloca de 1200 a 1500 ovos durante sua vida, que dura cerca de 126 dias. Demora em média 30 dias para que a mosca comece a botar seus primeiros ovos.

Quando falta a fruta em determinado local, a mosca da carambola pode voar até 5 quilômetros para botar seus ovos e garantir alimento para seus descendentes. E ela não ataca somente a carambola. Goiaba, manga, sapoti, jambo, acerola, laranja, amendoeira, caju, teperabá e outros frutos também servem de abrigo e alimento para a praga.


Como combatê-la

O que a população pode fazer para auxiliar no combate à mosca da carambola?

  1. Não transportar frutos que podem hospedar a mosca da carambola de locais infestados para outras áreas. Os frutos podem estar com ovos ou larvas que vão se reproduzir e infestar outras regiões.
  2. Colher frutos maduros e recolher os caídos no chão das plantas hospedeiras e enterrá-los. Ao enterrar os frutos e as larvas que estão dentro dos frutos são eliminados os ovos e, assim, diminui a população da mosca da carambola. Os frutos infestados ou suspeitos devem ser enterrados em covas com 20cm de profundidade.
  3. Repassar as informações para outras pessoas, para que elas também ajudem a combater a mosca da carambola. Todos precisam colaborar, para que as pessoas e o país não sofra com a perda de renda e a falta de emprego.
  4. Não mexer nas armadilhas instaladas nas caramboleiras, mangueiras, jambeiros, goiabeiras para identificar se existem essas moscas na sua cidade e erradicá-las.
  5. Avisar imediatamente as autoridades do município ou do estado, se notar ou souber da ocorrência da mosca da carambola em sua comunidade.
Desratox - Av. 13 de Setembro, 1676, Buritizal - Macapá/AP
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora