Curiosidades

SUMÁRIO

1. "Chuva de aranhas" na Austrália 

2. 17 fatos inacreditáveis sobre as baratas 

3. Top 10: picadas de inseto mais dolorosas 

4. Curiosidades Gerais 

5. Insetos Gigantes!

6. Criaturas estranhas (seres realmente bizarros)

7. Chinês captura rato do tamanho de um gato!

8. Animais peçonhetos


Região australiana presencia "chuva de aranhas". 

Teias de aranha encobrem vegetação no nordeste da Austrália

Em Maio de 2015, um fenômeno digno de filme de terror atingiu a região de Tableland, no nordeste da Austrália. A "chuva de aranhas" é caracterizada por finos fios de seda produzidos por pequenos aracnídeos voadores. As teias encobrem casas, carros e vegetação. O evento foi registrado por moradores da cidade de Goulburn.

Eles reclamaram da presença dos aracnídeos e de teias de aranha que invadiam não só os gramados, mas também o ar da cidade. "É impossível dar um passo sem pisar em uma teia ou não encontrar alguma enroscada no seu cabelo", afirmavam alguns.

De acordo com o site do jornal The Sidney Morning Herald, o fenômeno não é algo fora do normal para as "aranhas bebês". Algumas espécies tecem fios como se fossem paraquedas e, com o vento, viajam por grandes distâncias. Quando chegam ao chão, o branco das teias transforma o solo que aterrissam. Especialistas chamam a técnica migratória de "Cabelo de Anjo" ou "balonismo".

17 Fatos inacreditáveis sobre as baratas 

Baratas podem ser asquerosas, mas são capazes de coisas surpreendentes

1. O único lugar onde não existem baratas são as calotas polares - ou seja, os extremos congelantes do planeta.

2. Das 5 mil espécies de baratas conhecidas, apenas 1% delas são consideradas pragas urbanas.

3. A espécie mais comum no Brasil é a Periplaneta americana, ou barata americana. O curioso é que, apesar do nome, ela se originou na África.

4. O registro fóssil mais antigo de uma barata tem por volta de 200 milhões de anos (prova de que elas conviveram com os dinossauros).

5. Enquanto um ser humano consegue suportar 12 vezes a gravidade da Terra, a barata é capaz de aguentar 126 vezes.

6. Embora viva entre 5 e 6 meses - dependendo da espécie, é claro -, uma única barata é capaz de deixar 800 descendentes.

7. As baratas possuem pequenos pelos no abdômen que permitem detectar "vibrações" no ar e descobrir se algum inimigo (uma chinela, por exemplo) se aproxima. Essas vibrações também são percebidas através dos pelos das pernas.

8. As antenas funcionam como sensores gustativos, táteis e olfativos.

9. A audição da barata é tão sensível que ela é capaz de detectar a aproximação de outra barata, bem como pequenos tremores de terra (algo como 0,07 graus na escala Richter).

10. Baratas transmitem 32 doenças por bactérias, 17 por fungos, 3 por protozoários e 2 por vírus.

11. Quer uma ideia das doenças transmitidas por baratas? Então, aí vai: cólera, peste, febre tifoide, herpes, poliomielite, conjuntivite...

12. Algumas espécies de baratas podem sobreviver um mês sem uma gota d´água.

13. Baratas podem sobreviver vários dias sem a cabeça.

14. Baratas podem se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma chinelada.

15. Se uma pata da barata for arrancada, ela pode recuperá-la em poucos dias.

16. Baratas não dormem, mas se recolhem durante o dia. Aliás, não custa avisar: se você costuma encontrar baratas durante o dia em sua casa, é sinal de que a população delas anda muito alta.

17. Baratas correm tão rápido que, se tivessem o mesmo tamanho de um ser humano, atingiriam com facilidade a velocidade de 320 Km/h.

Desmistificando

Baratas não são imunes a radiação. Esse mito foi criado após o lançamento da bomba atômica em Hiroshima/Japão, onde foram encontradas várias baratas logo após a queda da bomba. Elas até são realmente mais resistentes que os seres humanos, já que, por terem uma constituição corporal simples, tem poucos genes sujeitos a mutação, e poderiam suportar até 20.000 rads (unidade de medida de radiação), bem mais que os 1.000 rads suportados pelos humanos, mas não o suficiente para sobreviver a bomba atômica, que irradiou 34.000 rads em seu epicentro.

Top 10: picadas de inseto mais dolorosas

Após se deixar ser picado por vários insetos temidos pela maioria das pessoas, Justin O. Schmidt criou a escala da dor, que varia de 0 (zero) para as picadas ineficazes e inofensivas até 4.0 (quatro), para picadas extremamente dolorosas. Vale ressaltar: insetos sociais, como abelhas e formigas, tiveram suas picadas analisadas em conjunto!

Confira o resultado de sua pesquisa


10° Abelha Sweat (abelha-do-suor) - Classificação da dor: 1,0

Descrição: Dor Leve, efêmera, quase frutada. Como uma pequena faísca que chamusca um único fio de pelo em seu braço.



Formiga Lava-pés - Classificação da dor: 1,2

Descrição: Dor afiada, súbita e ligeiramente alarmante. Como atravessar um tapete felpudo recebendo descarga elétrica!


Formiga Bullhorn Acacia - Classificação da dor: 1,8

Descrição: como uma dor de perfuração elevada que pode assemelhar-se a alguém disparar um grampo no rosto do outro.



Vespão Dolichovespula Maculata (Bald Faced)- Classificação da dor: 2,0

Descrição: Dor forte, calorosa e levemente crocante. É como esmagar a mão em uma porta giratória.


Vespa Yellow jacket - Classificação da dor: 2,4

Descrição: Dor quente e esfumaçada, quase irreverente. Como apagar um charuto em sua língua.



Abelha comum ou européia - Classificação da dor: 2,5

Descrição: A dor assemelha-se a uma cabeça de fósforo queimando a sua pele.




Formiga Vermelha - Classificação da dor: 3,0

Descrição: Dor forte e inflexível. Como alguém usando uma broca para escavar sua unha encravada.


Polistes sp. (Vespa-do-papel) - Classificação da dor: 3,0

Descrição: Dor cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel.


Vespa Tarântula Hawk (cavalo-do-cão) - Classificação da dor: 4,0

Descrição: Dor feroz como um forte choque elétrico. Como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma.


Formiga Cabo-verde ou Tucandeira - Classificação da dor: 4,0 +

Descrição: Dor pura e intensa. Como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar.

OBS: Algumas tribos indígenas utilizam esta formiga em rituais de iniciação de jovens índios para a vida adulta, onde colocam as mãos em luvas feitas de formigas tucandeiras e passam um pequeno tempo recebendo picadas destes insetos.

Curiosidades Gerais

Números e adversidades do mundo dos Insetos

1. Existem 900 mil espécies de insetos em todo o mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir espécies ainda desconhecidas.

2. Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra.

3. Alguns insetos vivem em comunidades chamadas colônias, onde o trabalho é bem distribuído. É o caso das formigas e das abelhas.

4. A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas, em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.

5. O ácaro é um monstrengo microscópico que vive em colchões, travesseiros, cobertores e carpetes. Um único grama de poeira no canto da casa pode esconder um exército de 20 mil minúsculas feras.

6. Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni.

7. Larva migrans é seu nome científico, e ele vive nas fezes dos animais deixadas na areia; prolifera sobretudo nas áreas úmidas onde não bate sol. O bichinho anda por dentro da pele, provocando muita coceira, e deixa a marca de seus rastros, que parece um mapa rodoviário. Por isso tal apelido: bicho geográfico.

8. As lesmas têm fileiras de dentes na língua e os usam como serras para cortar os alimentos. O único acasalamento na vida do caracol dura 12 horas.

9. Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insetos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil de quilômetros quadrados. Eles comem diariamente um volume equivalente à alimentação de 2.500 pessoas.

10. A barata americana é o inseto terrestre mais veloz que existe. Ela pode atingir a velocidade de 5 quilômetros por hora.

11. Na Terra, existem mais espécies de besouros do que de qualquer outra criatura. O número chega a 250 mil.

12. Um besouro consegue carregar um peso equivalente a 850 vezes o seu.

13. O maior besouro do planeta, que tem um diâmetro de 20 centímetros, vive na Amazônia.

14. Quando expostos à luz negra, escorpiões emitem fluorescência. As razões desse fenômeno não estão totalmente esclarecidas, mas é provável que aconteça devido ao processo de oxidação sofrido na fabricação de sua carapaça, que modifica as proteínas de seu organismo.

15. Como reconhecer um inseto? Fácil: todos eles têm o corpo dividido em tórax, abdome e cabeça; além disso, possuem duas antenas e três pares de pernas.

Insetos Gigantes

Algumas das maiores espécies de insetos do mundo!

10. Gafanhoto Gigante da Malásia

Nome Científico: Macrolyristes Corporalis

Média de Tamanho: 15 cm 


9. Bicho Pau Gigante

Nome Científico: Megaphasma Denticrus

Média de Tamanho: 40 cm 

OBS: o maior inseto do mundo hoje é um espécime deste tipo, e tem 62,4 cm.


8. Besouro Elefante

Nome Científico: Megasoma Elephas

Média de Tamanho: 7 a 12 cm


7. Mariposa Atlas

Nome Científico: Attacus Atlas

Média de Tamanho: 25 cm


6. Aranha Golias

Nome Científico: Theraphosa Blondi

Média de Tamanho: 30 cm




5. Besouro Golias

Nome Científico: Goliathus Goliatus

Média de Tamanho: 20 cm



4. Vespa Tarântula Hawk (Caçadora)

Nome Científico: Pepsis Formosa Pationii

Média de Tamanho: 7 cm


3. Louva-a-Deus Chinês

Nome Científico: Tenodera Cinensis

Média de Tamanho: 18 cm


2. Escorpião Imperador

Nome Científico: Pandinus Imperator

Média de Tamanho: 20 cm


1. Aranha Camelo

Nome Científico: Arachnida Solifugae

Média de Tamanho: 17 cm

<< Clique na imagem e veja mais sobre este bizarro inseto dos desertos!

Criaturas estranhas

No mínimo impressionantes ... Alguns são até bonitinhos

Taturana

Nome científico: Lonomia sp.

Habitat: qualquer região com vegetação


Mosca-branca

Nome científico: Aleyrodidae

Habitat: regiões tropicais e temperadas



Aranha Cara-feliz

Nome científico: Theridion grallator

Habitat: regiões do Hawaii




Mosquito Escorpião

Nome científico: Endopterygota mecoptera

Habitat: qualquer parte do planeta, normalmente em regiões de vegetação mais densa



Bicha-tesoura

Nome Científico: Forficula auricularia

Habitat: regiões tropicais


Viuvinhas ou Soldadinhos

Nome científico: Membracidae membracoidea

Habitat: podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida



Aranha chicote

Nome científico: Argyrodes colubrinus

Habitat: somente na Oceania



Besouro Girafa

Nome científico: Trachelophorus giraffa

Habitat: Madagascar



Greta Oto

Nome científico: Nymphalidae

Habitat: América Central




Aranha Pavão

Nome científico: Maratus Volans

Habitat: Austrália

<< Clique e veja o ritual de conquista deste curioso aracnídeo

Chinês captura rato do tamanho de um gato

Roedor pesava cerca de 2,7 kg e tinha uma cauda de 30 cm.
Ele foi capturado em uma área residencial na cidade de Fuzhou.

O chinês Xian capturou um rato gigante em uma área residencial na cidade de Fuzhou. O roedor, que pesava aproximadamente 2,7 quilos, tinha uma cauda de 30 centímetros de comprimento e dentes com cerca de 2 centímetros, mais parecia um gato.
Segundo o jornal inglês "Daily Telegraph", o rato gigante chamou a atenção de uma multidão de pessoas na cidade de Fuzhou, que conta com seis milhões de habitantes. "Eu peguei um rato do tamanho de um gato", afirmou Xian.
Pelas fotos, especialistas identificaram a criatura como sendo um rato de bambu, mas destacaram que seria necessário examiná-lo mais de perto antes de fazer uma identificação final. No entanto o rato de bambu chinês raramente supera os 25,4 centímetros.
Contudo, segundo o "Daily Telegraph", o rato de bambu de Sumatra, geralmente encontrado na província chinesa de Yunnan e na península malasiana, pode atingir até 76,2 centímetros de comprimento, incluindo a cauda, e pode pesar até 8 quilos.

Picadas fatais e perigosas

Veja alguns dos seres peçonhentos mais perigosos do mundo!



COBRA TAIPAN

As cobras por si só já assustam as pessoas e quase todas as espécies possuem veneno. Porém, a natureza reservou uma em especial. A cobra feroz (Inland taipan) é a cobra mais venenosa do mundo, e o seu veneno pode matar um ser humano em meio minuto. Sua toxina é capaz de matar mais de 100 pessoas ou 250.000 ratos. É capaz de coagular o sangue, destruir as células sanguínea prejudicando o sistema nervoso, atacando, inclusive, os músculos.

ESCORPIÃO AMARELO

Vítimas de ataques de escorpião sentem os efeitos do veneno de imediato, que provoca fortes dores no local, tontura, suor e salivamento excessivo, náuseas e vômitos, além de insuficiência cardíaca e respiratória, com risco de morte. O veneno age rápido no sistema nervoso e dependendo da quantidade e do estado imunológico da pessoa, pode levar a morte em poucas horas.


ARANHA ARMADEIRA

Esta é uma das aranhas mais perigosas e possui este nome pelo fato de elas se armarem para o bote diante de uma ameaça (na imagem, elas erguem as patas dianteiras). Uma picada destas aranhas tem veneno para causar uma extrema dor em um ser humano, e pode ser fatal para animais menores. De fato, são raros os casos de morte de pessoas pela aranha, mas pode agravar problemas de saúde se a vitima conter. Além da dor, o local da picada sofre inchaço, vermelhidão, formigamento e as pessoas sentem diversos sintomas, entre eles: hipertensão arterial, taquicardia, sudorese com visão turva e vômitos. Animais como essa aranha, ficam escondidos em madeiras, bananeiras ou em uma casa que não é muito limpa.


Desratox - Av. 13 de Setembro, 1676, Buritizal - Macapá/AP
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora